sexta-feira, 14 de setembro de 2007

SHOUT ! PELA DEMOCRACIA E LIBERDADE DE IMPRENSA NO ZIMBABUÉ

Na quarta-feira dia 12 o espaço Ler Devagar/Eterno Retorno em Braço de Prata acolheu o evento: «Shout! Pela Democracia e Liberdade de Imprensa no Zimbabué», organizado por Carla Isidoro e Marta Lança.
Esta iniciativa consistiu na leitura colectiva de poemas de autores zimbabueanos em espaços públicos, nas rádios locais ou nacionais, uma jornada mundial pela democracia e a liberdade de imprensa no Zimbabwe, a fim de recordar que neste país, dirigido por Robert Mugabe, desde Fevereiro a maior parte das manifestações são proibidas e a comunicação social estrangeira é vítima de discriminação. Foi promovida pela Fundação Peter Weiss para a Cultura e a Política, criada em Berlim em 1993,
Lisboa juntou-se a este apelo.
Assistimos a uma intervenção de arte digital sobre os poemas de Miguel Cardoso e à leitura de poemas de autores zimbabueanos por Nastio Mosquito, Tiago Gomes, Belen e Meirinhoe e de João Cabral de Melo Neto pela cantora brasileira Luanda Cozetti. Seguiu-se um concerto de Danae Estrela com Danilo e Ioanes Krigger. Na segunda parte o Chullage leu uma carta de Mia Couto ao presidente Bush e lançou-se o debate com Mamadou Ba (SOS Racismo) e Jorge Heitor (jornalista do Público).
Projectou-se também o documentário «Sisters in Law» de Kim Longinotto e Florence Ayisi, rodado nos Camarões, vencedor do Prémio Art et Essai de Cannes 2005.
Apesar da chuva, apesar do jogo Portugal - Sérvia, o espaço fantástico de Braço de Prata esteve repleto de gente entusiasta e curiosa.
O silêncio sobre o Zimbabué não pode continuar.
Em www.peter-weiss-stiftung.de podem encontrar muitas informações sobre as actividades nos outros países que responderam ao apelo.
Esta iniciativa e as sinergias que dali advieram deu-nos vontade de fazer uma corrente de resistência a estas e outras ditaduras.

Sem comentários: