quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Presidência desmente prisão de Kopelipa e José Maria

"A Presidência da República desmentiu hoje, em comunicado, que os generais Hélder Vieira Dias «Kopelipa» e José Maria, estivessem sob custódia na Polícia Judiciária Militar ou, sequer, sob qualquer inquérito, conforme havia noticiado na sua última edição, o semanário Folha8." Ler mais.

Mais um: Armando Chicoca preso no Namibe

"Armando Chikoca, jornalista angolano da Rádio Eclesia, continua preso no Namibe, sul de Angola, depois de ter sido detido pela polícia, no sábado, quando cobria uma situação de confrontos entre agentes policiais e vendedores de um mercado." Ler mais.

"O jornalista Armando Chikoca poderá ser julgado a qualquer momento, segundo garantiram as autoridades policiais do Namibe." Ler mais.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Arthur Tchibassa

"Numa carta dirigida ao advogado Roland Bembelly, Arthur Tchibassa testemunha o agravamento da sua situação como prisioneiro nos Estados Unidos. Condenado em 2004 a mais de 24 anos de prisão Arthur Tchibassa permanece esquecido num processo incómodo para Angola e para a equipa de António Bento Bembe que beneficiou de uma enigmática amnistia." Ler mais.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

"Sociedade Civil e Democracia em Angola: contexto nacional, regional e internacional - potencial de mudança": apelo à participação

Conferência Internacional
"Sociedade Civil e Democracia em Angola: contexto nacional, regional e internacional - potencial de mudança":

Luanda, Universidade Católica de Angola (Kinaxixi),>Setembro, 18-19, 2008.
www.ces.uc.pt/conferenciaangola2008

No seguimento do sucesso da anterior conferência organizada pela >Universidade Católica de Angola e pela Universidade de Coimbra em 2004 e do livro publicado sobre o processo de transição para o multipartidarismo 1ª e 2ª edição (ver links nesta página), as duas Universidades estão agora a preparar uma nova conferência internacional, desta vez dedicada à relação entre sociedade civil e democracia, tendo em conta o contexto nacional, regional e internacional.

Pretende-se, com esta conferência, estimular uma alargada reflexão e discussão em torno das questões relacionadas com a chamada sociedade civil e o seu potencial para a mudança sócio-político-económica, no seio do processo de democratização em Angola. Esta reflexão e debate são tanto mais importantes quanto ocorrerão numa fase particularmente crucial da história do país, estando em preparação as próximas eleições legislativas, as segundas na história do país.

A conferência agora projectada pretende ser abrangente, congregando não só, nem principalmente académicos, mas também as chamadas Organizações da Sociedade Civil e seus activistas, para além de jornalistas, sindicalistas, membros de organizações internacionais, da comunidade doadora, políticos, líderes religiosos e opinion makers, cujo contributo se considere relevante para a discussão. Esta metodologia foi utilizada com sucesso na nossa anterior conferência, mantendo-se a qualidade científica como um critério primeiro para a selecção de participantes.

Os interessados em apresentar comunicações na conferência, deverão enviar um resumo da comunicação (abstract) de não mais de 350 palavras e um CV resumido, até ao dia 31 de Março de 2008, para o seguinte endereço electrónico: angola.conference@gmail.com

Dadas as limitações financeiras, a organização apenas poderá considerar o apoio financeiro total a um nº limitado de conferencistas do exterior, solicitando-se aos interessados em participar que recorram primeiramente a fontes alternativas de financiamento. A todos os conferencistas, a organização assegura apoio logístico de transporte local em Luanda, alimentação e alojamento nos dias da conferência.

Para mais informações (incluindo o programa provisório com os diferentes>painéis) consulte o site www.ces.uc.pt/conferenciaangola2008
ou contacte a organização em angola.conference@gmail.com

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007